quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Participem!!! Corpo Imagem dos terreiros...

corpoimagem_topo
O evento ocorre no auditório da AÇÃO EDUCATIVA, em São Paulo, no dia 28/10/2010, quinta-feira, às 15h e propõe um diálogo entre pesquisadores de diversas áreas, representantes das comunidades, curadores e fotógrafos. Os debates iniciam as atividades relativas ao Dia da Consciência Negra.
Projeto contemplado pela seleção pública de debates presenciais do Programa Cultura e Pensamento 2009/2010, CORPO-IMAGEM DOS TERREIROS discute a produção de imagens fotográficas no contexto dos rituais religiosos afro-brasileiros, para criar um repertório crítico e visual sobre esse patrimônio de origem africana.
O projeto, desdobramento do Representação imagética das africanidades no Brasil, realizado em 2007, faz parte das atividades relativas ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.
Os debates acontecem por meio de mesas-redondas que tratam da formação dos terreiros, do cotidiano, da influência dessa cultura na formação da identidade nacional e na manutenção da diversidade étnica. Evidencia o papel das imagens fotográficas no registro e difusão da experiência ritual, o que contribui para a compreensão do universo cultural e sagrado.
Na edição de São Paulo, participam:
  • Reginaldo Prandi, professor-titular de Sociologia da Universidade de São Paulo (O terreiro e as imagens contraditórias);
  • Rina Nemenz, mãe-pequena da Tenda de Umbanda do Caboclo Imaraji (Representação, subjetividade e experiência ritual);
  • Diógenes Moura, curador de fotografia da Pinacoteca do Estado (Um obi para a cabeça do mundo: arte e religiosidade na Pinacoteca do Estado do São Paulo);
  • Jorge Pupo, fotógrafo cubano radicado em São Paulo (Vodu-Santería: relações entre corpo e espiritualidade);
  • Fernando Fogliano, artista do SCIArts e professor do Bacharelado em Fotografia do Centro Universitário Senac (Linguagem e experiência: da concretude à abstração, um relato sobre as imagens do Díptico no espaço ritual, da fotógrafa Denise Camargo.
A concepção do projeto e curadoria são da fotógrafa Denise Camargo, com assistência de curadoria do fotógrafo Paulo Rossi e produção-executiva de Fabiane Beneti, da Empresa Livre.
A programação completa de todos os debates que, além de São Paulo, são realizados em Salvador, Rio de Janeiro e Brasília, de outubro a novembro, está disponível no site do projeto www.oju.net.br/corpoimagem. As mesas-redondas são transmitidas ao vivo via internet pelo site do projeto e aqui Portal.
Sobre o Cultura e Pensamento
Cultura e Pensamento é um programa nacional de estímulo à reflexão e à crítica cultural, que seleciona e apoia projetos de debates presenciais e publicações. Coordenado pela Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, seu objetivo é dar suporte a iniciativas que proponham questões e alternativas para as dinâmicas culturais do País. Os editais Cultura e Pensamento têm patrocínio da Petrobras, com realização da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão – FAPEX e da Associação dos Amigos da Casa de Rui Barbosa. O conteúdo dos debates e das publicações produzidos por meio do Programa encontra-se disponível neste portal.
SERVIÇO
Debate Corpo-imagem dos terreiros
Data: 28/10/2010
Horário: 15h
Local: Ação Educativa
Endereço: Rua General Jardim, 660, Vila Buarque – Centro – São Paulo – SP
Site do projeto: www.oju.net.br/corpoimagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário