quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Carnaval de São Paulo. Xangô que faça justiça!

Carnaval de São Paulo. Xangô que faça justiça!


Por Janaina Santana
http://geralzonas.wordpress.com/2012/02/21/carnaval-de-sao-paulo-xango-que-faca-justica/

Ojuobá - Mocidade Alegre. Foto: g1/globo.com


Teci muitos elogios com relação ao carnaval, a harmonia e axé entre as torcidas, mas não esperava a confusão que ocorreu. Com relação a vitoriosa Mocidade Alegre que trouxe Xangô em destaque com o enredo ‘Ojuobá – No Céu, os Olhos do Rei… Na Terra, a Morada dos Milagres… No Coração, Um Obá Muito Amado!’ – baseado no livro “Tenda dos Milagres” de Jorge Amado. . Tudo certo! Axé! Que Xangô seja justo!

As demais escolas…Continuo afirmando que houve muita beleza e talento. Continuo agradecendo o respeito que houve ao tratar de temas afros, religiosos e políticos.

O que não dá para elogiar é a depredação e o incêndio de um carro alegórico e toda aquela violência gratuita. O que tem que ser apurado é este tal de acordo feito entre os representantes das escolas e a Liga. Vocês não acham que houve muita “reunião” nestes dias que antecederam a leitura dos votos? E esta troca de jurados informada as escolas por e-mail? Todos os representantes estavam nas tais reuniões? Bom, estou aqui especulando a partir do que fui vendo e ouvindo pela tv. Os tais acordos e as reuniões foram ditas pelos representantes… Nem dá pra falar mal das emissoras porque elas também foram obtendo informações conosco, os telespectadores. Só sei o seguinte, a tal pulga atrás da orelha que muitos dirigentes disseram no começo da apuração picou todo mundo. A agitação rolou e os nervos ficaram a flor da pele.

Estas tais dúvidas tem que ser apuradas, mas nada, NADA, justifica aquele monte de chutes e pontapés que a torcida (aparentemente) da Gaviões da Fiel fez ao sair do Anhembi e tão pouco pegar apenas o representante da Império da Casa Verde de cobaia. Sim, eu vi. Ele pegou as notas, rasgou e parece que já tem posturas questionáveis(tem que ser responsabilizado), mas houve muito mais fatos e pegar apenas um de trofeu não é justo. Né, meu pai Xangô!

Por hora, to aqui ansiosa para saber os votos da turma de acesso. Quero ver a Nenê, a Leandro, a Tatuapé e as demais co-irmãs. Tava me preparando para comemorar o retorno da minha escola do coração ao o grupo especial. Mas, fico aqui aguardando a resolução de mais uma reunião da Liga e escolas de samba.

Por mim, daria a vitória para Mocidade e nada de segundo, terceiro… E de rebaixar ninguém. Sobe duas e pronto! Ta mais que na hora de colocar uma auditoria séria neste carnaval e ampliar esta administração carnavalesca. Poxa, as escolas ficam trabalhando o ano todo, muita gente envolvida, muita gente que dá a vida para ver seu pavilhão na disputa, muita gente séria e comprometida com um bom espetáculo.

Que os orixás, tanto evocados no carnaval, protejam os caminhos, os oris e deem sabedoria para melhor resolver os fatos.

Sinceramente, Xangô é justo e se algo estava fora da ordem, não sairia ileso, mas nem todas as pessoas trabalham bem com as adversidades e acabam tomando medidas arbitrárias e desnecessárias.

É preciso sabedoria para tratar estas questões.
Que oxalá e minha mãe Yemanjá providencie calma e sabedoria. Que Ogun dê bons caminhos e Xangô seja justo!

Axé minha gente que gosta do bom carnaval, de samba, de alegria e de harmonia.

Axé meu povo de axé!

Machado de Xango- Oxê. Foto: Janaina Santana


Nenhum comentário:

Postar um comentário