sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Redes Sociais, internet e cultura digital.

Hoje, fui em um seminário no teatro da 'Aliança Francesa' com o professor Nestor Garcia Canclini , uma de suas obras é "Culturas Híbridas: Estratégias para Entrar e Sair da Modernidade abriu uma nova linha para estudos culturais no continente" discute a globalização no campo cultural destacando características hibridas da cultura que sergem como alternativa a cultura de massa.
Canclini, é um dos maiores estudiosos em comunicação, sociologia e cultura e hoje dividiu seu conhecimento com cerca de 150 pessoas interessadas na temática, entre elas, eu.
Muitos assuntos foram levantados e as questões vindas dos presentes também engrandeceu bastante o debate. Retornei as minhas atividades de trabalho com diversos pontos e creio tocar nelas em algumas postagens.
Calhou bastante com a temática do curso do professor Alan Richard "linguagens das mídias digitais" , pois fiquei pensando no uso, controle e contemporaneidade da utilização da ferramenta internet e na insegurança que muitas pessoas estão adquirindo ao utilizar redes de comunicação. Ficou a questão, a internet veio para democratizar ou controlar, de que jeito é utilizada, como ficam as redes sociais pessoais e presenciais, como aproximar pessoas e obter resultados esperados com esta ferramenta, o acesso esta nas mãos de todos, o entendimento do que é vinculado é de entendimento de todos, como lidar com a contemporaneidade capitalista com liberdade, enfim como utilizar este mecanismo com tranquilidade e obter o resultado que deseja sem se aprisionar????

Estas são algumas questões que despertaram este debate com o professor Canclini.

Muito bacanaaaaaaaaaa... vale a pena a pesquisa.
Nesta postagem é só...

Nenhum comentário:

Postar um comentário